RS – Claudio Schemes


Claudio Schemes nascido à 28/05/30 desde muito cedo, na Escola Técnica que esteve internado, passou a jogar botão com os amigos. Casado com Elsa e tendo três filhos (Cláudio Luiz, Paulo e Dionéa), realizava-se promovendo campeonatos nos finais de semana em sua casa, primeiramente com os amigos e, posteriormente com esses e os filhos Cláudio Luiz e Paulo, que desde cedo pegaram gosto pelo esporte.
Caracterizou-se por ser o polizador, sempre reunindo o pessoal em torno de uma mesa de botão.
No início do futebol de mesa gaúcho organizado, participou de competições defendendo o Clube Juvenil da Amizade, o Internacional e a Ipiranga, sempre na Regra Gaúcha
Em 1969, como diretor do Depto.Futebol de Mesa do Sport Club Internacional, seu clube de coração, liderou a equipe que participou em Jaguarão/RS do Campeonato Estadua da Regra Brasileira. Daí nasceu seu encantamento pela organização deste jogo e, não tendo respaldo do Internacional, liderou a fundação da AFUMEPA- Associação de Futebol de Mesa de Porto Alegre, tendo sido seu primeiro presidente.
Na garagem de sua casa, na rua Vicente Pallotti em Porto Alegre, acomodou 3 mesas e, abrindo mão de sua privacidade, por alguns anos foi a sede desta entidade que hoje é referencial no Futebol de Mesa do Brasil.
Com sua liderança foi indicado para a presidência da União Gaúcha de Futebol de Mesa, o embrião da hoje Federação Gaúcha de Futebol de Mesa.
Aposentado, dedicou seus dias para o Futebol de Mesa. Jogando sempre com o seu Rolinter (uma homenagem ao time do Internacional denominado Rolo Compressor). Carismático e de temperamento afável, sempre cativou a todos. Grupos por ele formados, como o Bola Branca, reunindo uma elite do Futebol de Mesa do RS, até hoje existem realizando sus competições e encontros sempre em ambientes de harmonia e companheirismo.
Cláudio Schemes nos deixou em 23 de dezembro de 1993, convocado por Deus para sua equipe de Futebol de Mesa.
Com certeza está lá em cima, orgulhoso com os rumos do “seu” Futebol de Mesa.

Claudio Schemes nascido à 28/05/30 desde muito cedo, na Escola Técnica que esteve internado, passou a jogar botão com os amigos. Casado com Elsa e tendo três filhos (Cláudio Luiz, Paulo e Dionéa), realizava-se promovendo campeonatos nos finais de semana em sua casa, primeiramente com os amigos e, posteriormente com esses e os filhos Cláudio Luiz e Paulo, que desde cedo pegaram gosto pelo esporte.   Caracterizou-se por ser o polizador, sempre reunindo o pessoal em torno de uma mesa de botão.   No início do futebol de mesa gaúcho organizado, participou de competições defendendo o Clube Juvenil da Amizade, o Internacional e a Ipiranga, sempre na Regra Gaúcha
Em 1969, como diretor do Depto.Futebol de Mesa do Sport Club Internacional, seu clube de coração, liderou a equipe que participou em Jaguarão/RS do Campeonato Estadua da Regra Brasileira. Daí nasceu seu encantamento pela organização deste jogo e, não tendo respaldo do Internacional, liderou a fundação da AFUMEPA- Associação de Futebol de Mesa de Porto Alegre, tendo sido seu primeiro presidente.
Na garagem de sua casa, na rua Vicente Pallotti em Porto Alegre, acomodou 3 mesas e, abrindo mão de sua privacidade, por alguns anos foi a sede desta entidade que hoje é referencial no Futebol de Mesa do Brasil.Com sua liderança foi indicado para a presidência da União Gaúcha de Futebol de Mesa, o embrião da hoje Federação Gaúcha de Futebol de Mesa.  Aposentado, dedicou seus dias para o Futebol de Mesa. Jogando sempre com o seu Rolinter (uma homenagem ao time do Internacional denominado Rolo Compressor). Carismático e de temperamento afável, sempre cativou a todos. Grupos por ele formados, como o Bola Branca, reunindo uma elite do Futebol de Mesa do RS, até hoje existem realizando sus competições e encontros sempre em ambientes de harmonia e companheirismo.
Cláudio Schemes nos deixou em 23 de dezembro de 1993, convocado por Deus para sua equipe de Futebol de Mesa.   Com certeza está lá em cima, orgulhoso com os rumos do “seu” Futebol de Mesa.

1 Comentário Add your own

  • 1. Glauco Alan  |  26 de Julho de 2010 às 3:16

    Bela história.. um guerreiro dos botões.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


%d bloggers like this: